quinta-feira, 14 de outubro de 2010

LER E OPINAR

Alunos do 6ºC, agora que terminaram a leitura da obra "Romance das Ilhas Encantadas" de Jaime Cortesão, convido-vos a deixarem aqui a vossa opinião sobre o mesmo. O que diriam aos colegas que ainda não conhecem o livro?
Iniciem com uma frase que desperte a curiosidade e apresentem algumas dicas sobre a obra. Pensem no que mais vos agradou e expliquem porquê. Se tiveram dificuldades na leitura, expliquem quais e apresentem sugestões, conselhos, aos futuros leitores.
Bom trabalho!

20 comentários:

  1. Inêsn Patricia- 6ºC19 de outubro de 2010 às 17:58

    Professora eu gostei muito da historia "O Romance das Ilhas encantadas" porque quando estavamos a ler a histora parecia que estavamos mesmo dentro da ilha,e a historia parece mesmo um romance.

    Aluna- Inês Patricia
    nº 18 6ºc

    ResponderExcluir
  2. EU GOSTEI DA HISTÓRIA POQUE APRENDI MUITO VOCABULÁRIO COM ELA .
    ACHEI UM POUCO DE FANTASIA PORQUE NINGUEM É FILHO DO MAR.

    RODRIGO ROMÃO Nº24 6ºC

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito da obra "o Romance das Ilhas Encantadas", porque é uma obra que nos ensina um pouco de História de Potugal, mas de uma maneira diferente... Com fantasia. A descoberta da ilha da Madeira(por Machico), as Ilhas Encantadas, o encantamento... Tudo é magia...

    Eu proponho que as professoras e professores abordem esta obra nas suas aulas, porque é bastante interessante.

    E aos alunos que estudarem a obra, aconselho-vos a levar um dicionário convosco, pois o texto tem palavras de séculos passados e linguagem diferente de hoje em dia.

    Beatriz Pombeira
    6º C
    Nº 2

    ResponderExcluir
  4. E muito obrigado Professoras Irene Monteiro e Clara Santos por terem abordado esta obra nas aulas de Estudo Acompanhado.

    ResponderExcluir
  5. professora, eu gostei da obra apesar de a achar um pouco pequena.Acho que estamos capazes de ler um livro um pouco maior, só mais um pouco. Gostei da obra porque tinha vocabulário novo. Gostei sempre da linguagem antiga, tal como no teatro ás vezes.Gostei dele também por causa de ser uma história que junta a história de Portugal e um romance, tudo junto num só. Gostei do princípio mas no desfecho, de os marinhos para Portugal, acho que passou um pouco depressa porque nunca se ouviu mais sobre eles. Mas no todo acho que é um livro extremamente interessante e aconselho-o a quem gosta de romances e da história de Portugal.

    Nuno Salvada, 6ºC Nº23

    ResponderExcluir
  6. professora eu gostei da obra mas achei-a muito pequena mas acho que somos capazes de ler um livro amior ainda gostei da obra porque tinha outros vocabularos diferentes do nosso gostei da linguagem porque era antiga tal no teatro gostei tambem porque era uma historia de portugal e um romanca encantador so de ouvir gostei do principio mas depois foi um desfecho total de os marinhos para portugal passou tudo muito depressa demais porque se nao eu gostei da historia mas podia ser melhor nao quero criticar ninguem mas e que eu nao sei explicar bem o porque.
    gostei muito de ter lido esta obra e aconselho-a a quem gosta de romance e adora historia.
    Alexandra salamanca

    ResponderExcluir
  7. Meninos, o que se pretende com este comentário é que sejam sinceros e exprimam as vossas próprias ideias. Por favor, sejam rigorosos, francos e preparem o vosso comentário antes de o postarem. Dêem atenção à ortografia, à organização das ideias e à pontuação.
    Conto com o vosso saber!

    ResponderExcluir
  8. profesora nao percebi muito bem a historia mas deu para perceber que e sobre romance e de historia

    ResponderExcluir
  9. Não foi dos textos que eu mais gostei.
    Achei o texto aborrecido e um pouco secante.
    Ele não é propriamente chato, mas simplesmente não gostei.Espero ler livros que goste mais no futuro.

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei muito do livro,é um livro difrente dos outros e é divertido ,aprendi muitas palaras novas e espero ler mais livros como este.acomse-lho a lerem este livro porque é muito giro.

    ResponderExcluir
  11. QUANDO COMECEI A LER O CONTO ACHEI QUE IRI-A SER ABORRECIDO,MAS AU LONGO DA HISTORIA COMECEI A ACHAR INTERESSANTE.JA LI CONTOS MELHORES,MAS TAMBEM GOSTEI MUITO DESTE CONTO.ACHO INTERESSANTE A PROFESSORA TER COLOCADO QUESTOES SOBRE O CONTO! ADOREI

    ResponderExcluir
  12. mistirioso e divertido !!!!!!!!!!!!!!!!
    no testo fala-se da descoberta das ilhas encatadas, e de um bonito romanse.... um misterio emosionante !!!! ACONSELHO-TE A LER

    ResponderExcluir
  13. Não foi dos melhores livros que já li acho a história um pouco aborrecida, acho que tem fantasia a mais. Mas tudo não é mau porque tem vocabulário novo mas também conta-nos um bocadinho da história de Portugal que não conhecíamos

    ResponderExcluir
  14. Ola alunos e obrigado professoras. Obrigado por se terem dado ao trabalho de nos arranjarem este conto. Embora eu nao tenha gostado muito deste conto mas efectivamente aprendi palavras novas e um pouco mais sobre historia de Portugal. O conto e muito grande e depois os alunos acabam por se esquecer da historia. Aconselho este conto a quem tem curiosidades de saber palavras novas e quem gosta de historias.

    ResponderExcluir
  15. Eu por um lado gostai porque tinha muita imaginação e por outro lado não gostai, porque a historia era muito grande e muito aborrecida.

    ResponderExcluir
  16. Eu gostei da obra "0 romance das ilhas encantadas", porque deu para imaginar varias coisas e aprendi significados que nao sabia. foi um texto muito longo mas muito engraçado e tinha alguma fantasia.
    Por isso eu acho que quem ainda nao leu esta obra deveria de ir a bibliteca e requesitar ou entao comprar o livro. Eu gostei muito de ler esta obra.

    ResponderExcluir
  17. eu não gostei muito do texto porque acho aborreçido.
    No próximo texto que lermos eu queria que fosse com acção

    ResponderExcluir
  18. Eu adorei do texto.É engrçado,e muito emocionante.espero que prximo texto seja muito engraça como este.

    ResponderExcluir
  19. Eu gostei desta historia,aprendemos vocabulário novo e tanbém historia das ilhas.
    Aconselho a lerem este livro,

    ResponderExcluir
  20. Estão de Parabéns pela vossa participação.
    Força!

    ResponderExcluir