sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

A MENINA FEIA

A propósito da descrição, tema que temos tratado nas últimas aulas,  deixo-vos aqui um poema de Luísa Ducla Soares que, espero, vos agrade. Leiam-no com atenção e tentem identificar as características físicas e psicológicas da menina.
Bom trabalho!

A menina feia
tem dentes de rato
e pêlos nas pernas
à moda de um cacto.

A menina feia
tem olhos em bico
e o seu nariz
pica como um pico.

A menina feia,
sardenta, gorducha
não parece gente,
só lembra uma bruxa.

Se fechares teus olhos,
a ouvires cantar,
é uma sereia,
princesa do mar.

Se fechares teus olhos
e chegares pertinho,
ela cheira a rosas
e a rosmaninho.

Se lhe deres a mão,
vês que é de veludo
e tens uma amiga
pronta para tudo.

Luísa Ducla Soares, Poemas da Mentira e da Verdade

17 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. EU acho que este poema e aborrecido mas as pessoas nao devem ser tratadas pelo o aspecto fisico.O psicologico tambem conta.A menina ate pode ser simpatica.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que este poema muito triste por o que conta principalmente numa pessoa é aquilo que tem dentro do seu coração

    ResponderExcluir
  4. Este poema é um pouco triste , tratasse de uma menina que nasceu feia mas não se sabe como é por dentro.
    Talvés tenha uma vós suave e bonita...

    ResponderExcluir
  5. eu nao gostei deste poema porque estão só a dizer como ela é fisicamente não como ela é psicologicamente.
    ela até pode ser simpática e atensiosa .

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que julgaram a menina só pelo seu aspecto físico. Ela pode ser feia mas também bondosa e simpática. E, pela imagem ela parece estar triste com os comentários feitos ao seu aspecto. Isto é muito frequente, porque hoje em dia as pessoas julgam-se umas às outras apenas pelo seu aspeco exterior.

    Beatriz Pombeira

    ResponderExcluir
  7. professora nao se pode julgar alguem pelo seu aspecto porque todos nos somos iguais sempre no nosso coração.
    E muito feio julgar alguem porque se julgar-mos alguem tambem estamos a nos julgar.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que estam a julgar a menina só por causa do seu aspeto ,que pode não ser muito bonito mas quem sabe se a menina não é simpática.

    Matilde Mouco 5 A

    ResponderExcluir
  9. A menina tem dentes de rato, pelos nas pernas, nariz e olhos em bico.
    Ela é gordinha e sardenta. É comparada com uma bruxa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que não devemos criticar as pessoas sem as conhecer primeiro

      Excluir
    2. Eu acho que não devemos criticar as pessoas sem as conhecer primeiro

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Aspetos Físicos :
    - A menina é feia ;
    - Tem dentes de rato ;
    - Tem pêlos nas pernas como um cato ;
    - Tem olhos em bico ;
    - O seu nariz pica como um pico ;
    - Ela é sardenta ;
    - É um pouco gorducha ;
    - Faz-nos lembrar uma bruxa ;
    - Ao cantar , é uma sereia , princesa do mar ;
    - Cheira a rosas e a rosmaninho ;
    - As suas mãos são macias ;

    Aspeto psicológico :
    - E apesar do seu aspeto físico , é uma ótima amiga , pronta para tudo .

    Nuno Aurélio , 5ºA , nº24

    ResponderExcluir
  12. Acho que as pessoas deviam conhece-la melhor e assim perceberem que ela é uma ótima pessoa. Na minha opinião as pessoas não devem ser julgadas pela beleza exterior mas sim pela beleza do coração.

    alicia sêdas 5ºA nº1

    ResponderExcluir
  13. nao devemos julgar a menina pelo o que ela e por fora
    temos e de saber se a menina e boa amiga ou nao pelo o que esta por dentro

    ResponderExcluir
  14. Não devemos julgar as pessoas com essas palavras horrorosas

    ResponderExcluir