terça-feira, 21 de dezembro de 2010

PROPOSTAS DE LEITURA

PORQUE LER É...

Um desafio
Descobrir sentidos
Partilhar ideias e afectos
Ver a vida de outra cor
Colorida,brilhante, fogosa
Às vezes, cinzenta, caprochosa.
É viajar sem destino
Sonhar
(...)
Rumar ao desconhecido
Descobrir emoções: chorar, rir, gracejar...
(...)
Pensar, refletir, dissecar...
APRENDE R e, enfim...
CRESCER.


                                                                                                     Clara Santos, 2009

Deixo-vos duas propostas de leitura para as férias do Natal:"2 histórias de Natal" de Alice Vieira e "Ynari, A Menina das Cinco Tranças" de Ondjaki.


Saboreiem as palavras!

FELIZ NATAL!

Uma História sem Palavras

A Pequena Vendedora de Fósforos é um conto de Hans Christian Andersen. Vê o vídeo com atenção e deixa o teu comentário.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

CARTAS de NATAL!...


"O pai Natal é uma figura que toda a gente adora. Velho, gordo, simpático e risonho, usa barbas brancas e veste-se sempre de vermelho. Vive no pólo norte e a sua única ocupação consiste em preparar os presentes que há-de distribuir no Natal. Desloca-se num trenó puxado por renas, carregando um enorme saco de surpresas que vai deitando pelas chaminés..."

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, O Natal na Europa

Algum tempo antes do Natal, é tradição, escrever-se ao Pai Natal ou a outra personalidade e formular um desejo, um pedido. Aqui ficam algumas cartas elaboradas por alunos do 5ºA.

23 de Dezembro de 2010
Querido Pai Natal,
Este Natal é muito importante para mim como os outros também foram.
Queria pedir-lhe uma coisa  que nunca pedi antes. São três coisas que não têm preço nenhum. Essas coisas são:  ter um comportamento melhor nas aulas; ter melhores notas e conseguir levantar as minhas notas todas.
Eu sei que para isso só basta eu mudar e  eu vou fazer um grande esforço, isso prometo eu. Não é que eu não goste da escola e dos professores, porque gosto e muito .
Beijinhos e Feliz Natal a todos, principalmente ao Pai natal .
A. M. 6ºC
Vale de Figueira, 23 de Dezembro de 2010
Querido Pai Natal,
Este ano eu só te quero pedir umas pequenas coisas para mim. É que eu continue assim nas aulas, a ter estas notas ou ainda melhores… O resto é para o Mundo, para ajudar os outros.
Eu gostava que as crianças que vivem em instituições e não têm pais (família) pudessem ter uma vida melhor e um Natal Feliz. Mas como? Por exemplo, podia ir lá uma pessoa mascarada de Pai Natal e oferecer-lhes prendas (roupa, brinquedos, comida…) e até passar o Natal com elas. E isto não só em Instituições, mas também em casas de pessoas mais pobres e com dificuldades financeiras. Muitas destas pessoas não dão a cara, por vergonha ou medo, mas precisam de ajuda. Ajuda-as, fazendo que elas próprias peçam ajuda ou então, outras pessoas que conheçam as suas dificuldades  as denunciem, para que sejam ajudadas da melhor forma.
Assim todos poderemos ter um Natal mais quentinho e aconchegado  e sem tantas preocupações.
Nunca me poderei lembrar de tudo o que desejo, mas para já, se desses uma ajudinha com isto que te peço nesta carta seria mesmo, mas mesmo, muito bom.
Despeço-me com muitos beijinhos  e desejo-te um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo,
         B.P. 6ºC     J 



S. João da Talha, 22 de Novembro de 2010


Querido Pai Natal!

Já há algum tempo que eu não falo contigo. Como é que tu estás? O ano tem sido bom para ti? Este ano espero que estejas em boa forma porque tens muitas prendas para dar.
Eu acho que me portei bem. Faço a minha cama, arrumo o meu quarto, ajudo nas tarefas da casa, estudo e faço os trabalhos de casa. Já me esquecia, nos últimos dias dei roupa que já não me servia e também dei brinquedos.
Gostava que me trouxesses, este Natal, alguns jogos para a ps2 e para a psp. Não sei se isso é pedir muito, mas se o teu saco estiver muito cheio, troca por uma wii, Não te esqueças de trazer um brinquedo para o meu irmão. Ele é pequenino e ainda não sabe que tu existes. Também gostava de receber alguma roupa. Já o ano passado te escrevi que o que conta é a intenção com que tu entregas as prendas (o gesto). Tenho a certeza que vou gostar dos teus presentes, mesmo que não sejam aqueles que eu pedi.
Gosto muito de ti, principalmente da tua barriga gorda, das barbas brancas e do sorriso simpático.
Beijinhos da tua amiga,

M. S. L.


P. S.- Não te esqueças de dar um beijinho às tuas renas.
A rena Rodolfo que te guie bem.

5ºA
S. João da Talha, 22 de Novembro de 2010

Querido Pai Natal,




Espero que esteja de boa saúde.
Quero falar-lhe deste tempo de festa.
Sou da escola EB2,3 Jorge de Barros, do 5ºA. Sei que o Natal está a aproximar-se e queria dizer-lhe que se não me puder dar o que quero, não me importo, pois sei que há mais crianças que realmenhte precisam; eu não preciso de nada, só preciso de saúde. Desejo Saúde, não só para mim mas também para as outras pessoas, famíliares e amigos, especialmente.
Um beijinho e até para o ano!

M. N. 5ºA



S. João da Talha, 22 de Novembro de 2010

Exmo Sr. Presidente dos U.S.A

Somos duas jovens de Portugal e gostávamos de lhe fazer um pedido: gostaríamos que o Sr. Presidente viesse para o nosso país governar.
Neste momento o número de pessoas com necessidades tem vindo a aumentar pela falta de dinheiro, pela falta de locais de trabalho, entre muitas outras situações.
O número de pessoas sem abrigo e sem comida, a dormir pelas ruas, aumentou, o que nos dá uma grande tristeza. Sabemos que o Senhor tem meios para diminuir todo este sofrimento. Poderia abrir mais casas de abrigo e dar mais oportunidade de emprego a muitas outra pessoas.
É por esta razão que nós desejamos que o senhor seja o nosso Presidente. Além do seu poder também tem a sua simpatia.
O carinho demostrado ao seu povo deixa-nos com um grande desejo de o ter em Portugal.

Cumprimentos da C. e da D. 5ºA